1. Povo de Deus, foi assim: Deus cumpriu a palavra que diz: "Uma virgem irá conceber", e a visita de Deus me fez mãe! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * A humildade, a confiança total, e escutar o teu Filho que diz:
Refrão: Senta comigo à minha mesa, * nutre a esperança, reúne os irmãos! * Planta meu reino, transforma a terra, * mais que coragem, tens minha mão!
2. Povo de Deus foi assim: nem montanha ou distância qualquer * Me impediu de servir e sorrir. Visitei com meu Deus. Fui irmã! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * Desapego, bondade, teu sim, e acolher o teu Filho que diz:
(Refrão)
3. Povo de Deus, foi assim: meu menino cresceu e entendeu, * Que a vontade do Pai conta mais, e a visita foi Deus quem nos fez. * Mãe do Senhor, nosso mãe, nós queremos contigo aprender * A justiça, a vontade do Pai, e entender o teu Filho que diz:
(Refrão)
4. Povo de Deus, foi assim: da verdade jamais se afastou. * Veio a morte e ficou nosso pão. Visitou-nos e espera por nós! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * A verdade, a firmeza, o perdão, e seguir o teu Filho que diz:
"Glória a Deus e Paz ao Povo, ódio ao ódio, guerra à guerra!"
2. Miséria, mentira e morte não vão nos fazer parar.
Ó venham, cantemos forte, Inda é tempo de louvar!
O Senhor esteja convosco! Ele esta no meio de nós!
Os corações para o alto! Ao Deus ressoe nossa voz.
3. Ó noite silenciosa! O desejado chegou!
A promessa foi cumprida:
tempo de espera acabou!
Bendito seja o Cristo Senhor
Hoje nascido – Nosso salvador! (Bis)
4. Ó noite silenciosa! Chegou-nos o Emanuel!
O clamor foi atendido, Choveu justiça do céu!
5. Ó noite silenciosa! sede foi saciada!
O Esposo está à porta! Encontra a sua amada!
6. Ó noite silenciosa! Chegou o dia esperado!
Brotou a antiga raí(i)z, sinal do céu nos foi dado!
7. Ó noite silenciosa! Deus enviou o seu Filho!
Nasceu o Sol do Oriente, a luz espalha o seu brilho!
8. A vós, ó Pai, nesta noite os servos cantam louvor.
Tornados filhos no Filho, no Espírito de amor.
SALMOS
SALMO 95 - NOITE
Hoje nasceu para nós o Salvador,que é Cristo, o Senhor! 1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Cantai e bendizei seu santo nome! 2. Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! e entre os povos do universo seus prodígios! 3. O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas 4. na presença do Senhor, pois Ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
SALMO 97 - DIA
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. 1-Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. 2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. 3. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! 4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!
ACLAMAÇÃO
ALELUIA, EU VOS TRAGO A BOA NOVA
Ale - lu – ia!/ Ale - lu – ia!/ Ale – lu – u – u – u – ia!
Ale - lu – ia!/ Ale - lu – ia!/ Ale – lu – u – u – u – ia!
Eu vos trago a boa nova de uma grande alegria:
é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor.
BENDITO SEJAS TU, SENHOR DE NOSSOS PAIS ÉS PRÓDIGO DE GRAÇAS, Ó SENHOR.
GLÓRIA AO SENHOR/ CRIADOR PARA SEMPRE. (BIS)
BENDITO SEJAS TU, Ó VERBO DE DEUS PAI, A MORTE QUE SOFRESTE NOS DEU VIDA.
GLÓRIA AO SENHOR/ CRIADOR PARA SEMPRE. (BIS)
BENDITO SEJAS TU, ESPÍRITO DE DEUS, OPERA NA IGREJA A SALVAÇÃO.
GLÓRIA AO SENHOR/ CRIADOR PARA SEMPRE. (BIS)
CIFRA
Responsório (Sl 32)
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
— Reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
— A palavra do Senhor criou os céus,/ e o sopro de seus lábios, as estrelas./ Ele falou e toda a terra foi criada,/ ele ordenou e as coisas todas existiram.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! (2x)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito divino,
ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.